Páginas

17 de fevereiro de 2011

Os Imortais







No telefone:

"Alô, é da clinica psiquiatrica do Doutor Rubem Fonseca?, aqui é Pedro Damião, eu quero marcar uma consulta para mim e para o meu amigo Getúlio, ele está precisando. As nove?, está bem."

***

No consultório: (Pedro deitado no divã, Getulio de pé andando de um lado para o outro e Doutor Rubem na poltrona ao lado.)

"Faz uma semana que não tomo meus remédios Doutor."
"E porque você parou de tomar?"
"Porque eles me pediram Doutor."
"Eles quem, Pedro?"
"Os imortais Doutor."
"Você, ouve suas vozes?"
"Não, eu os vejo Doutor."
"Quem são eles, Pedro?"
"Thomas Chatterton, Kurt Cobain e Getúlio Vargas"
"O que eles te dizem?"
"Eles pedem para eu me matar Doutor."
"Porque eles te pedem isso, Pedro?"
"Eles dizem, que se eu me matar, serei igual a eles Doutor, um imortal. O senhor não acredita em mim, não é Doutor? Eu sabia Getulio, é isso, eu vou me matar, eu vou me matar, eu vou me matar!"
"Você não tem medo Pedro?"
"Deles?"
"Não Pedro, da morte. Medo de morrer."
"Às vezes."
"Qual deles te motiva a fazer isso Pedro?"
"Ah Doutor Fonseca, o Kurt é o mais rebelde, outro dia ele me pediu que cortasse os punhos com a gilete dentro da banheira, imagina, manchar o tapete do banheiro, o senhor sabe não é, quando agente entra sempre transborda um pouco d'água, e sangue mancha."
"E Getúlio?"
"Getúlio fala só em morte, más também pede que eu peça ajuda, olha como ele anda de pijama de um lado para outro ai sempre dizendo... ajudaaa, ajudaaa, ajudaaa. Foi por isso que eu vim até aqui. O senhor pode o ajudar?"
"Sim, posso, más preciso saber de você primeiro. O que diz Chatterton?"
"Nada, apesar dele ter morrido envenenado por arsênico, ele fica repetindo em inglês: blood and death o tempo todo. Eles não vão embora Doutor Fonseca, Kurt disse que se eu morrer agora, eu não vou ter que morrer de novo, estou pensando Doutor. Eu não estou nada bem. Acho que eu vou me matar hoje."
"Você tem empregada domestica, Pedro?"
"Não, por que a pergunta Doutor?"
"Já pensou em quem irá limpar a sua casa depois que você se matar?"
"Não tinha pensado nisso Doutor."
"Então volte para sua casa, tome seus remédios e amanhã logo cedo, venha falar comigo, eu te darei o telefone de Dona Alice, minha empregada, tudo bem?"
"Está ouvindo, nada de suicídio por hoje Getúlio!" 
"Diga para eles que amanhã você se mata, hoje sem empregada não dá."
"Tudo bem Doutor Rubem. Ah doutor, e Getúlio?"
"Diga a ele que a hora da consulta já terminou, amanhã ele será o primeiro."
"Você ouviu Getúlio, não!
"Até amanhã Pedro, encoste a porta ao sair por favor."
"Até, Doutor."

***

No telefone: (Doutor Rubem fala com a secretária)

"Dona Alice, mande entrar o próximo paciente, más sem acompanhante."


Nenhum comentário:

Postar um comentário